quarta-feira, 27 de agosto de 2014

"Antes da Chuva": o 1º filme macedônio a ser indicado ao Oscar

O filme "Antes da Chuva" é dividido em três histórias, e explora os trágicos e mal-sucedidos casos amorosos em diversos ambientes diferentes. 

Na primeira, chamada "Words", um jovem monge, Kiril (Grégoire Colin), se apaixona por Zamira (Labina Mitevska), uma jovem albanesa acusada de assassinato, deixa o monastério pela amada e ambos partem em uma viagem pelas terras da Macedônia.

"Faces" é situada em Londres e apresenta a vida de Anne (Katrin Cartlidge), uma editora de imagem que está dividida entre o amor de seu marido, Nick (Jay Villiers), e a atração que sente por Aleksandar (Rade Serbedzija), um fotógrafo de guerra. 

Já "Pictures" traz as duas tramas anteriores juntas, focando na volta de Aleksandar a Macedônia, onde ele se instala. Um fotógrafo de guerra, que recentemente ganhou o prêmio 

Esse foi o primeiro filme Macedônio a ser indicado ao Oscar!

Em minha opinião um filme muito interessante. Cenas lindas e poéticas, ao mesmo tempo tristes e trágicas. Particularmente, mostrou-me o quanto o mundo é cheio de conflitos e realidades diferentes. Conflitos dos mais variados, sejam eles interiores e sentimentais como interpessoais, étnicos ou políticos.

O filme faz refletir sobre a nossa realidade e sobre quantas coisas podem estar acontecendo neste momento pelo mundo. Perto ou longe! Por exemplo, quantas pessoas estão envolvidas em guerras agora? Quantas crianças, idosos gente de todo tipo e idades, presos em situações que, muitas vezes não concordam, mas, que se acostumaram a conviver por causa dos vínculos que criaram naquele lugar, ou pelo simples fato de não conseguirem sair ali. OA personagem do fotógrafo no filme mostra isso de forma clara, ele retorna para sua região de origem após vários anos longe, sente-se impotente diante daquela realidade, que apesar de não concordar, nada pode fazer para mudá-la.

Prêmio Pulitzer


O Prêmio Pulitzer é um prêmio americano outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo,literatura e música. É administrado pela universidade em Nova York. Foi criado em 1917 por desejo de Joseph Pulitzer que, na altura da sua morte, deixou dinheiro à Universidade de Colúmbia. Parte do dinheiro foi usada para começar o curso de jornalismo na universidade em 1912.
É anunciado sempre em abril e os indicados são escolhidos por uma banca independente.Os prêmios são anuais e divididos em 21 categorias. Em vinte delas, os vencedores recebem um prêmio de dez mil dólares em dinheiro e um certificado. O vencedor na categoria Serviço público de Jornalismo ganha uma medalha de ouro; o prêmio de Serviço Público é sempre dado a um jornal, não a um indivíduo, mesmo que um indivíduo seja citado.
Apenas matérias e fotografias publicadas por jornais nos Estados Unidos são elegíveis pelo prêmio de jornalismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário