Em tempos de banalização da informação, dos amores, das pessoas e tudo o mais... Decidi falar hoje sobre um assunto mais científico: Teoria da Comunicação.
Você sabe qual a primeira teoria que explicou os efeitos da comunicação no público?
A 1ª teoria que estudamos na Universidade de Comunicação é conhecida como "Teoria Hipodérmica ou da Bala Mágica". Ela surgiu no período entre guerras e teve seu auge nos anos 1930, seus estudos eram baseados na pesquisa sobre o efeito da propaganda. O nome sugere que a informação atinge diretamente o indivíduo através da pele, como se através de uma agulha, fosse injetada na corrente sanguínea do telespectador.
A Teoria Hipodérmica tinha um modelo comunicativo que ditava quatro pontos principais: estímulo- resposta, estudo do comportamento humano, isolamento físico dos indivíduos e a arte de influenciar as massas.
Curiosidade!
Dizem os especialista que Adolf Hitler se baseou em pesquisas resultadas dessa teoria, para influenciar às pessoas com seus discursos (transmitidos pelo rádio), com o intuito de manipular as multidões na sua campanha nazista.
Um estudioso dessa teoria, o espanhol Ortega Y Gasset (1883), relatou que essa teoria buscava atingir as massas, estas se apresentavam como incapazes diante das informações injetadas pelas mídias.
Não é de hoje que a mídia influencia nossas vidas. Seja a TV, Rádio e agora a Internet; a comunicação está sempre entre nós, e os meios de comunicação acabam - de uma forma ou outra- afetando nossas opiniões sobre tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário