domingo, 31 de julho de 2016

As coisas apenas valem pela importância que lhes damos

Tenho visto muita gente reclamando sobre nossos governantes pelas redes sociais. Posts que denunciam a insatisfação com os líderes políticos municipais, estaduais, federais. Acredito na força da liberdade de expressão, e congrego com a opinião de que a internet possibilitou uma interação positiva, que acaba por abrir o diálogo sobre vários temas pertinentes à sociedade atual.

Apesar disso, tenho percebido também que essa mesma internet - que aumentou o fluxo de informação rápida a mais pessoas - acaba muitas vezes sendo banalizada, usada para fins que fogem ao ideal de comunicação positiva. Falo de comunicação que fomente debates, discussões inteligentes, exposição de ideias e projetos para o melhor desenvolvimento da sociedade.

Claro que as redes sociais não têm e nem devem ter um tom apenas culto, sério, pois também é fonte de cultura, diversão, lazer, relacionamento, entre outros. Agora, o que se ver é a pouca atenção aos temas mais densos e a total atenção aos temas mais banais. Se alguém levanta um debate sobre um assunto de cunho mais sério, é dada pouca ou nenhuma atenção. 

Retomando a questão política é bom lembrar que há bem pouco tempo se falou muito sobre o processo de impeachment da presidenta e que hoje parece esquecido. 

Com o período de campanha eleitoral municipal se aproximando, em dia de Convenção em Acari, gostaria de lembrar que Política não é amizade, não é e não deve ser paixão, que não é "oba oba". Política é algo bem sério, que infelizmente vem sendo desvirtuado no nosso país. É por causa dela e de tudo que dela repercute que a nossa realidade é construída. Inclusive, é por causa dela que o RN está enfrentando esses dias tumultuados nas ruas, com a violência ameaçando o cotidiano de todos nós, até da vida pacata de interior.

E não me interprete mal, achando por exemplo que eu falo aqui que o governador atual  do RN Robinson Faria é um incompetente, porque deixou a insegurança tomar conta do estado. O que eu estou chamando a sua atenção, caro leitor, é sobre um cenário macro, de responsabilidade no seu voto, mas em entender que essa é uma situação que se desenha há anos, e que Política é importante, que não é briga de cor; é ter a responsabilidade de escolher certo, de refletir e de priorizar políticas públicas que por exemplo não apenas treine policiais ou invista na segurança, mas que atue de fato na melhoria do sistema carcerário do estado e do país, e que invista na recuperação dos apenados e que mais que isso - desenvolva projetos que evitem que um jovem, por exemplo, busque o crime como alternativa de vida.

Tem uma frase célebre do filósofo Joseph de Maistre que diz: "O povo tem o governo que merece". Para uma sociedade que desvirtua o real significado da Política ( e aqui falo do conceito sobre o interesse público), me desculpem, mas nós estamos querendo plantar café e colher batatas. 

O real valor das coisas é aquele que realmente damos. 



Boa noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário