Em tempos de Copa do Mundo todos querem aparecer. Sejam
torcedores, jogadores e sobretudo, os patrocinadores. É uma ótima oportunidade
para ver e ser visto! Na Copa do Mundo
deste ano 22 empresas investiram um montante de 1,4 bilhão de dólares para apoiar
o evento (valor 10% maior do que o da edição anterior). É uma corrida
milionária na busca de evidenciar sua marca e também de ofuscar as empresas
rivais. Dados mostram que os investimentos oficiais para apoiar a Copa no
Brasil já ultrapassam 67% a mais em relação aos valores investidos na última
edição do evento, na África.
São muitos os comerciais que
estão sendo apresentados na mídia agora, e alguns chamam atenção não apenas
pela criatividade e irreverência, mas principalmente por despertar a emoção do
telespectador. Um bom exemplo disso é o comercial da Nike, que tem como
narrador nada mais nada menos, que o tricampeão de automobilismo e grande ídolo
mundial e brasileiro: Ayrton Senna. O comercial não faz referência sobre o
campeão, mas a sua voz inconfundível o denuncia, sem contar que a frase
escolhida é uma de suas frases mais conhecidas que fala sobre superação.
Outro comercial que chama
bastante atenção é o da empresa patrocinadora da seleção chilena, que colocou mineiros
chilenos resgatados do Acampamento Esperanza, no deserto do Atacama, em 2010.
Uma grande sacada de publicidade e muito interessante.
Já os uruguaios trouxeram o fantasma dos 50 anos do título deles no Maracanã para assombrar o Brasil, numa brincadeira bem engraçada de assistir. E o nosso grande rival Argentina, fez uma brincadeira com montagens de falas do Papa Francisco em sua passagem pelo Brasil, na Jornada Mundial da Juventude, ano passado. Vale a pena conferir!
Briga de peixe grande
Um fato curioso que vale a
pena ser citado foi o caso da montadora coreana Hyundai que é patrocinadora
oficial da Fifa e que criou a campanha “Hexagarantia”, que ampliou a garantia
de seus veículos de 5 para 6 anos, fazendo referência a uma possível vitória do
Brasil na Copa 2014. Nesse meio tempo, a Volkswagen, que desembolsou 9 milhões de
reais para ser a única montadora a ter direitos promocionais ligadas ao futebol
brasileiro, entrou em ação e pressionou a CBF para notificar a concorrente. As
duas montadoras não se pronunciaram a respeito do impasse!
Desde 2013, a CBF notificou 33
anunciantes que usaram de forma indevida a imagem da seleção. É o dobro das
ocorrências registradas na Copa da África do Sul, em 2010.
Emboscada
Tentar chamar a atenção pagando menos do que as patrocinadores oficiais é um artifício frequente em eventos esportivos dessa magnitude. Na Copa do Mundo de 2010, em Johannesburgo, a pequena cervejaria holandesa Bavaria, dona das marcas regionais Bavaria Holland e 86, usou a artimanha — conhecida como “emboscada” — ao levar 26 belas loiras vestidas com a cor do país portando bandeirolas com o logotipo da marca nas arquibancadas do estádio Soccer City.
Tentar chamar a atenção pagando menos do que as patrocinadores oficiais é um artifício frequente em eventos esportivos dessa magnitude. Na Copa do Mundo de 2010, em Johannesburgo, a pequena cervejaria holandesa Bavaria, dona das marcas regionais Bavaria Holland e 86, usou a artimanha — conhecida como “emboscada” — ao levar 26 belas loiras vestidas com a cor do país portando bandeirolas com o logotipo da marca nas arquibancadas do estádio Soccer City.
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