E o assunto da vez é... Política!
Só se fala nisso, né? Nas ruas, nos bares, nas calçadas, nas cozinhas, ao telefone... Virou febre.
Por um lado, isso é muito bacana, pois indica que os brasileiros se interessam pela situação do país. Isso sinaliza que apesar de toda frustração decorrida de corrupção e outros graves problemas, nosso povo entendeu que é preciso participar dessa dinâmica.
Infelizmente o "bêabá" eleitoral que se pratica no Brasil, ainda têm resquícios antigos de uma política que segregou a população em muitos aspectos. Nós sentimos esses vícios praticados e reafirmados ao longo da histórica política brasileira, que se reafirmam ainda hoje.
Não podemos esquecer que o voto não era direito de todos, que não era obrigatório e que a posição social e econômica sempre foi fator preponderante na política brasileira. Tanto em relação aos líderes quanto aos liderados.
Outra coisa; não esqueçamos que o Brasil foi acometido por um período de ditadura e censura, e que apesar de considerar nossas mazelas atuais, ainda podemos comparar a nossa realidade com aquela época e sentir que tivemos muitas vitórias no tocante aos direitos dos cidadãos.
Então, mesmo candidatos e eleitores ainda muito ligados à práticas antigas, ultrapassadas e que impedem o debate sadio; a democracia (mesmo capenga) ainda deve ser comemorada.
Nossos direitos conquistados devem ser valorizados, preservados e enaltecidos. Pra frente Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário