A noite de sábado (23) parecia como uma qualquer, não foi. Desde que ouvi falar sobre a palestra do escritor e psiquiatra Augusto Cury, em Currais Novos desejei estar lá; simplesmente pela curiosidade e vontade mesmo de participar, pois jamais havia lido uma livro dele. O que eu sabia sobre o autor era que o mesmo era um psiquiatra e que vendia muitos livros no Brasil e no mundo.
Apesar de nunca ter folheado uma obra sua, conhecia várias pessoas que já, e entendia que o seu sucesso literário deveria ter algum fundamento. Então, decidi ir até Currais e assisti-lo palestrar.
Fui ao evento (que foi organizado pelo Centro de Educação Profissional Shalom), simplesmente como espectadora, lá recebi o convite de participar da coletiva de imprensa, visto que Augusto Cury, reservaria alguns minutos (que foram estendidos por ele próprio com muita calma e sem reclamações), para conversar antes do evento.
Assim que chegou de maneira simples e cordial Augusto já foi logo saldando a plateia que o aguardava com um tchauzinho e seguiu para falar conosco numa sala reservada. Quando cheguei à sala, o autor que já havia cumprimentado todos no recinto, e já se encontrava sentado, levantou-se e saldou-me com um aperto de mão e dois beijinhos no rosto e um sorriso nos lábios. Gesto que tornou a repetir em todas as seguintes vezes que alguém adentrou à sala.
Daí por diante ouviu a todas as perguntas que lhe foram feitas, respondeu tranquilamente, tirou fotos, tratou a todos com educação e paciência tremendas, mesmo tendo acabado de chegar de uma viagem provavelmente cansativa. Em seu camarim só pude perceber água, nada de sofisticado. Em nenhum momento reclamou do tempo, do atraso que estava prestes a ocorrer diante das perguntas que se multiplicavam.
Da sala reservada seguiu para o palco; e durante as próximas 2 horas deu um show de conhecimento, motivação e oralidade. As horas passaram rápido!
Você já ouviu falar sobre:
A importância do pensamento? Síndrome do pensamento acelerado? Mesa redonda do cérebro? Que a ansiedade é o mal do século? Que pais e professores podem minar o futuro psíquico, intelectual e social das crianças e jovens? Que todos nós devemos cuidar mais de nossa saúde mental? Que o pensamento é virtual e não real? E que a nossa sociedade está doente? Você conhece o projeto "Escola da Inteligência"? Sabe que pensar demais é uma bomba para a sua saúde?
Pois é, esses e outros tantos assuntos foram abordados pelo Dr. Augusto Cury, que tem estudos e pesquisas destinadas ao estudo da mente, da personalidade e do pensamento. Como se formar o "EU" como o protagonista da sua própria vida e emoções.
Após sua palestra, Augusto abriu espaço para perguntas do público e autografou e tirou foto com todo mundo.
Enfim, foi uma noite muito interessante e o professor deu uma aula de conhecimento e, sobretudo, de humildade. Quem esteve presente não se arrependeu, foi um momento fantástico de aprendizado. E eu, claro, agora lerei muitos de seus livros!
Escola da Inteligência
Dr. Augusto Cury é o idealizador do Programa Escola da Inteligência e
renunciou os seus direitos autorais/patrimoniais para democratizar o
acesso ao Programa e atender, gratuitamente, crianças e jovens em
situação de risco social. O programa é composto de produtos e serviços, incluindo um kit
específico de material gráfico para alunos, pais e professores,
potencializando a aprendizagem de forma significativa e prazerosa.
Assista uma palestra de Augusto Cury aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário