Ultimamente tenho percebido os benefícios que a proliferação da internet tem nos proporcionado. Temos o costume de usá-la de forma superficial, dando ênfase apenas a comunicação que ela possibilita, aos sites de relacionamentos por exemplo. Não que isso seja ruim, porque imaginar que há 10 anos as dificuldades de contato entre pessoas ao redor do mundo eram bem maiores do que hoje, não é algo a não ser levado em consideração.
Eu já escrevi sobre isso aqui e repito, temos tido dificuldades em reconhecer os benefícios que o bom uso da internet nos traz. Em maior frequência vemos essa ferramenta ser utilizada para fins ilícitos ou depreciativos. São pessoas fazendo escolhas erradas ao invés de certas, porque é nítida a preferência por compartilhamentos de histórias ruins ou fatos polêmicos (tristes), que geram desconforto a alguém, muitas vezes vítimas.
Mas hoje quero falar dos inúmeros conteúdos postados na internet, que de alguma maneira podem contribuir para o nosso crescimento. Tenho tido cada vez mais curiosidade sobre esse assunto e tenho visto muito material legal na rede. São vídeos (os mais variados), palestras, cursos, dicas sobre algo que temos interesse, textos, livros, compras, promoções, congressos. Tem de tudo mesmo! E grande parte dessas coisas citadas, oferecidas por um preço bom ou até grátis, ali exposto para quem tiver a ousadia e a vontade de gastar o seu tempo com aquilo.
Acredito que muitas pessoas têm sido beneficiadas com essa ferramente, pois além de o acesso ter sido mais democratizado nos últimos anos, existem pessoas com dificuldade de locomoção, de tempo, ou simplesmente porque desejam acessar e participar de eventos e informações sem ter que se deslocarem para tal.
Por isso, noto que apesar de o ambiente virtual ter nos trazidos novas preocupações e problemas (e até uma solidão coletiva), também nos trouxe novidades boas e que podem ser bem utilizadas por muitos. Coisa que só é possível por causa da rapidez, integração e comunicação "sem limites" que a internet possibilita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário