sábado, 26 de setembro de 2015

Sobre nossas verdades secretas



Nesta sexta-feira (25), o assunto nas redes sociais digitais: o final da novela global "Verdades Secretas". E, apesar de não ter o hábito de assistir novelas, constato que a Teoria da Comunicação, explica bem essa atração que os folhetins brasileiros exercem sobre o público. Ver teoria da Persuasão!

Trocando em miúdos - essa teoria diz que o indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto e com as quais ele esteja de acordo. Partindo desse estudo, dialogo sobre o tema de forma que relato aqui as minhas impressões; deixando claro e aberto o diálogo sobre o tema.

Como falei anteriormente, não costumo assistir novelas (gosto pessoal), na verdade assisto quase nada de TV - principalmente a TV aberta- porque simplesmente a programação não me interessa. Falando especificamente da novela "Verdades Secretas", lembro que num único dia, vi uma cena - estando a TV ligada na sala quando eu passara. 

O fato é que essa produção despertou nas pessoas ao meu redor grande interesse, e mesmo ouvindo alguns comentários 'negativos' sobre o ' book rosa', ' a prostituição' ou sobre o comportamento doentio do personagem principal (Alex) em relação às mulheres; eu sentia que as pessoas alfinetavam, porém gostavam, e por isso assistiam.

É justamente daí que parte a minha dúvida! 

Os temas abordados pela novela eram extremamente marginalizados em nossa sociedade, por isso o nome 'Secretas' no título. E partindo do pressuposto de que - segundo a Teoria da Comunicação (Persuasão) - assistimos o que de alguma forma- concordamos - temos em nós muito mais do que conhecemos e aceitamos. Você nunca parou pra pensar sobre isso?

Eu (telespectadora) assisto uma novela (e gosto de assistir, chegando a me empolgar), que fala sobre jovens mulheres que precisam se prostituir para ganhar dinheiro e ajudar a família, onde a protagonista jovem e bela mente para mãe (trai, faz sofrer), e que se envolve sexualmente com o esposo de sua mãe; fora as outras inúmeras questões morais abordadas no folhetim.

Outra mensagem que chamou-me a atenção desde o início nessa estória, e que infelizmente, está sempre presente no nosso cotidiano - e também nas novelas que a nossa TV produz e transmite - é o teor sexista, machista e misógino. Porque não venha me dizer que você não percebeu o quão vulneráveis estavam cada uma daquelas mulheres! Eram mulheres com poucos recursos financeiros, ingênuas, indefesas, que dependiam financeiramente da riqueza do personagem principal (e este exercia um grande poder sobre elas) - que por sinal passava a imagem de que homem rico pode tudo. 

Até a sua ex-mulher dependia dele, chegando a fazer um aborto para não perder o conforto que ele a oferecia. E a relação distante que o pai tinha com os filhos? A mensagem que a novela passava era: o dinheiro tudo compra, ter poder é maravilhoso e fazer o que bem entender com ele é perfeitamente aceito nesta sociedade.

Daí eu te pergunto: Você realmente concorda com isso? Somos nós (as mesmas pessoas que curtem esse tipo de novela), que buscamos uma sociedade mais justa, com menos desigualdades e mas justiça social, e coadunamos com esse tipo de mensagem? Você, que tem seu relacionamento amoroso (e aqui me desprendo de qualquer preconceito), que ficaria feliz ao se envolver numa trama como a expressa na novela?

As mesmas pessoas que condenam fotos e vídeos de pessoas desnudas na internet ou no convívio social, comentaram as cenas de sexo mostradas em Verdades Secretas. É como se nós não permitíssemos algumas coisas explicitamente, mas quando mostradas na TV nós admirássemos as cenas desejando realizá-las, porém, sabendo que moralmente enfrentaríamos represália dos outros se de fato explicitasse nossa verdadeira opinião sobre aquilo e até nós mesmos nos envergonharíamos de expor abertamente.

Na minha opinião isso tudo é falso moralismo. É preciso mais inteligência e verdade 'de verdade' (não a da TV) para discutirmos as questões enfrentadas atualmente. Seria mais interessante tratarmos da verdade como algo normal e rotineiro, sem precisar escondê-las, assim não precisaríamos revelar, pois tudo já estaria posto. 




sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O papa é pop

O papa Francisco visita os EUA estes dias e a cada aparição/ declaração ele só arrebata mais a minha admiração. 

Nunca antes um papa falou tão francamente sobre temas tão difíceis para a Igreja Católica. Suas falas são sempre permeadas de caridade, esperança, justiça social, solidariedade e amor; coisas que o nosso mundo anda precisando e muito.

Hoje, 25, nas Nações Unidas (Nova York) ele falou sobre o Meio Ambiente e disse em seu discurso ao tema do aquecimento global e mudança climática, e afirmou que a “sede de poder e propriedade material sem limites” estão prejudicando o meio ambiente e os mais pobres, criticando a cultura do descarte em vigor atualmente.

Imagem: Reuters

Para ele, o abuso e o mau uso do meio ambiente veem sempre acompanhado de processos de exclusão social. "Os mais pobres são os que mais sofrem, são descartados pela sociedade", afirmou.
Mais 1000 pontos pra Francisco!

A Comunicação na teoria e prática

Em tempos de banalização da informação, dos amores, das pessoas e tudo o mais... Decidi falar hoje sobre um assunto mais científico: Teoria da Comunicação.

Você sabe qual a primeira teoria que explicou os efeitos da comunicação no público?

A 1ª teoria que estudamos na Universidade de Comunicação é conhecida como "Teoria Hipodérmica ou da Bala Mágica". Ela surgiu no período entre guerras e teve seu auge nos anos 1930, seus estudos eram baseados na pesquisa sobre o efeito da propaganda. O nome sugere que a informação atinge diretamente o indivíduo através da pele, como se através de uma agulha, fosse injetada na corrente sanguínea do telespectador.

A Teoria Hipodérmica tinha um modelo comunicativo que ditava quatro pontos principais: estímulo- resposta, estudo do comportamento humano, isolamento físico dos indivíduos e a arte de influenciar as massas. 

Curiosidade!
Dizem os especialista que Adolf  Hitler se baseou em pesquisas resultadas dessa teoria, para influenciar às pessoas com seus discursos (transmitidos pelo rádio), com o intuito de manipular as multidões na sua campanha nazista.

Um estudioso dessa teoria, o espanhol Ortega Y Gasset (1883), relatou que essa teoria buscava atingir as massas, estas se apresentavam como incapazes diante das informações injetadas pelas mídias.

Não é de hoje que a mídia influencia nossas vidas. Seja a TV, Rádio e agora a Internet; a comunicação está sempre entre nós, e os meios de comunicação acabam - de uma forma ou outra- afetando nossas opiniões sobre tudo.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Os relacionamentos e a internet

Tenho engrandecido ultimamente o valor da internet com o vasto campo que ela oferece, é tanta coisa legal que hoje podemos ter acesso por aqui; mas se tem algo que especificamente eu não concordo é a manutenção de relacionamentos amorosos que dependem desse meio para existirem. 

Nesse ponto acredito que eu seja "retrô", e apesar de algumas tentativas e análises de caso, constatei que relações devem ser mantidas ao vivo, na real, face to face. É fato que inúmeras situações, oportunidades são possíveis justamente pela facilidade de comunicação e de interação que a internet e as redes sociais digitais ocasionam. 

Porém, acredite e defendo que relacionamentos amorosos devem ser nutridos, vivenciados e aproveitados do modo antigo: um ao lado do outro.

Isso evita tanta confusão, discussão desnecessária, desentendimento, mal entendido, traições, insatisfações... E por aí vai. Um teclado, uma leitura mal elaborada, um sinal de pontuação mal colocado pode causar um estrago tremendo.

É o que minhas experiências me mostraram, é claro que uma exceção pode ocorrer, mas de exceções não se fala justamente por serem o que são: únicas!




Pessoas que estudam mais tempo, têm menos chance de desenvolver Alzheimer

Mais de 1 milhão de pessoas têm o Mal de Alzheimer hoje no Brasil; uma doença que ainda não tem cura e que faz o cérebro atrofiar aos poucos. O indivíduo com esse problema esquece muitos fatos da sua vida e chega a ficar (no grau mais avançado) totalmente dependente dos outros.

Segundo o neurocirurgião Fernando Gomes Pinto quanto maior o nível de escolaridade da pessoa, menos chance ela terá de desenvolver essa doença no futuro. Portanto, conselho do próprio médico: faça mestrado, doutorado, estude línguas e estimule o seu cérebro de formas diferentes para prevenir-se.

Segundo ele ainda, as memórias mais recentes são as primeiras a serem atingidas, já as memórias mais antigas demoram a desaparecer.

Leia também:

Mais textos do blog.

Bem-vindos a Acari

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Modelo francesa chama atenção por sua beleza aos 59 anos

O post de hoje não fala especificamente de beleza, mas de quebra de padrões. Não há nada mais interessante do que fugir deles de uma maneira positiva. Em tempos de preconceitos sexistas e etários, a francesa Yasmina Rossi, de 59 anos,  está fazendo o maior sucesso no mundo da moda e chamando atenção em seus desfiles. 

O motivo? Veja você mesmo nas fotos...



Apesar de ter começado aos 20 anos no mundo fashion, Rossi só veio estourar aos 45 anos e hoje vive o auge do sucesso profissional.

“Gosto mais do jeito que estou do que há 20 anos. Meu corpo está mais bonito e eu me sinto mais feliz. Esfrego minha pele uma vez por semana com óleo e açúcar e como um abacate por dia, além de carne e peixe orgânicos”, afirmou ela em entrevista ao Sunday Times, contando parte de seus segredos.





A bela têm muitos seguidores nas redes sociais (que exaltam frequentemente sua boa forma física) e costuma postar sua rotina; o que serve de exemplo para outras pessoas. Ela virou um exemplo para mulheres mais maduras, que desejam ter uma vida plena após os 40. Yasmina chama atenção pela beleza, corpo e também porque não tinge os cabelos - ela resolveu assumir seus lindos e longos cabelos grisalhos! 

E aí, vamos tentar chegar aos 60 assim?


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Para quem aprecia uma boa película

Vamos começar o dia falando sobre um tema leve e que me agrada bastante; filmes. Não é de hoje que eu escrevo sobre essa arte tão fantástica que é o cinema, pois acredito que ela tem o poder de reviver momentos esquecidos da história, como também criar realidades paralelas, sejam elas reais ou não. Eu sou encantada por produções cinematográficas desde criança!

Tenho usado a internet também para procurar filmes diferentes, nada que o google não ajude! E se procurarmos com cautela, existem bons filmes prontos para serem assistido no youtube de maneira totalmente gratuita. 

Ultimamente tenho preferido produções menos comerciais, e tenho tido uma atenção maior com os filmes franceses e argentinos. Então indico alguns aqui que eu assisti e adorei, e você pode assistir e ver o que acha! P.S. Todos podem ser assistidos no youtube, hein?

"Não sou eu, eu juro."

"A chave de Sarah."

"Eu existo."

"Não conte a ninguém."

"Minha tardes com Margueritte."

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Dermoroller promete pele livre de cicatrizes e pequenas rugas

Olá, hoje vamos falar sobre saúde e beleza. Um assunto bem legal e que interessa a muita gente. O tema hoje é pele! E quem não deseja parecer mais jovem, ter uma pele bonita e bem cuidada?

Hoje em dia a aparência física está bem valorizada; são homens, mulheres, crianças... Todo mundo se cuidando cada vez mais e destacando seus atributos. Ouvi falar que estamos na "Era da aparência". 

Eu sempre gostei de me cuidar, não saio de casa sem protetor solar não é de hoje, e sou adepta de atividades físicas e alimentação o mais saudável possível. Faço tratamento com dermatologista há algum tempo, e por indicação dele, decidi fazer um procedimento novo aqui no Brasil, mas bem conceituado para regeneração das células cutâneas: o Dermoroller!

Inicialmente iria fazer com o médico mesmo, mas descobri que a esteticista acariense Samara Ranielle fazia aqui mesmo em Acari, e resolvi testar.

A técnica consiste em criar pequenas fissuras na pele permitindo que através do processo natural, a própria pele se regenere através da produção de colágeno. Essa técnica é indicada para quem tem alguma cicatriz, marca ou pequenas linhas de expressões; e deve ter indicação médica. IMPORTANTE! É necessário que seja realizada por pessoa capacitada, visto que provoca sangramentos e tem todo um cuidado no procedimento. Ah, e dói pessoal! A dor é suportável, porém intensa; por isso, é indicado o uso de anestésico tópico na área afetada.


             A pele deve ser higieniza, depois aplicado o anestésico, em seguida é feito o microagulhamento. Depois de retirado o sangue, é aplicada a vitamina C e uma máscara à base de ouro.


O ideal é fazer alguma sessões para ter resultado desejado. Então, vou aguardar para ver o meu!

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Sobre a crise hídrica em Acari

A crise anunciada e indesejada chegou! O acariense, que apesar de já conviver com a seca há muito tempo, jamais ficou sem água por causa do açude Gargalheiras; agora enfim vivencia drama evidente da seca nordestina.


Há bastante tempo o clima não é propenso à chuvas por aqui, nós sabemos! Não é de hoje que se fala em racionamento, em escassez de recursos hídricos e em estágio avançado de desertificação na região do Seridó. Eu lembro de ter ouvido falar sobre isso em aulas de geografia, nos tempos de ensino fundamental. 

Realmente já sabíamos desta situação, mas infelizmente pouco fazemos pelo meio ambiente ao nosso redor. Somos muito irresponsáveis quanto a isso, tiramos muito e restituímos pouco ou nada. Isso, ao longo dos anos, acarreta inúmeros problemas e --talvez esta grande crise de abastecimento de água tenha sido plantada há muito tempo atrás -- quando muitos de nós nem ainda existissem. 

Pois bem, nós aprendemos culturalmente hábitos politicamente incorretos, porém desejamos receber da vida, do meio ambiente, dos políticos e do outro: o contrário. Para nós, apenas o que é bom.

Sinto que muitas pessoas se valem da fé para tentar suportar o desespero da calamidade, e não as culpo por isso. Cada um tem a sua forma de reagir aos problemas! No entanto, insisto, devemos nos posicionar como agentes e causadores (todos nós) dessa realidade, já que somos acostumados ao uso desenfreado dos recursos naturais. 

O açude Marechal Dutra (Gargalheiras) tem em Acari e no Seridó um status de "obra divina", mesmo sendo uma ação do homem, pois fora construído há mais de 50 anos, como obra de enfrentamento à seca, pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra a Seca).

Pensemos comigo, o Gargalheiras forneceu água a Acari e Currais Novos durante anos a fio. Mesmo com vários períodos de estiagem, ele reinou, e isso claro, é motivo de satisfação e causador da forte admiração e carinho que as pessoas têm por ele. Sem falar no espetáculo que é vê-lo sangrar! Eu, que por diversas vezes vi essa cena, me emociono apenas ao lembrar do arrepio que senti em cada oportunidade que vi aquelas águas transbordarem sobre o paredão de concreto. Reafirmo: majestoso!

Agora, o que eu vejo (principalmente nas redes sociais) é a tristeza no depoimento das pessoas, que acostumadas a fotografarem o gigante e sua beleza, hoje lamentam o cenário devastador. A população se angustia com a dúvida e se apavora com as informações de infortúnio.

Penso que no momento é preciso procurar soluções para o problema de abastecimento d'água, e tentar canalizar esforços e informações seguras e verídicas. Neste momento, os boatos não trazem nenhum benefício às pessoas; e outra coisa, não há espaço para cores e partidos, somos sociedade/comunidade, com uma necessidade comum. Cidadãos conscientes lutam por seus direitos e é isso o que eu espero ver daqui para frente no município de Acari.

No momento, é pensar em soluções; e nesse cenário -- favorecer a situação de calamidade com fotos e depoimentos melancólicos -- não me parece a ação mais acertada. 

A situação é grave, triste, sofrida e requer ações responsáveis e proativas de todos!