quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Sobre o ensino público no Brasil

Qual o verdadeiro problema da escola pública brasileira?



Segundo a filósofa contemporânea Viviane Mosé a escola pública no Brasil adota uma metodologia fragmentada, que aliena os alunos e não ensina- os a refletir seus problemas e as deficiências da sociedade como um todo. Ainda para ela, a escola brasileira precisa passar por uma mudança conceitual,  pois não traz a própria vida para o debate de sala de aula - e os estudantes - acabam por expressar uma passividade, a qual impede de se transformarem em cidadãos mais atuantes.

A escola tem um papel importantíssimo na formação das crianças e adolescentes. É naquele espaço que a pessoa tem seu primeiro contato com um mundo externo (fora de seu lar), quando começa a dialogar com o mundo e com as outras pessoas e coisas. A escola precisa ser um lugar de crescimento, aberto, livre e seguro - onde esse indivíduo possa aprender a relacionar-se, a pensar, refletir e atuar da forma mais ética possível. É bem verdade que a escola dá a sua contrapartida e precisa de uma parcela substancial da família, que é de fato quem educa o indivíduo. Não podemos pensar escola sem família!

Contudo, a escola no Brasil passou por diversas etapas até chegar ao modelo que é atualmente, dentre eles, quando já teve um bom ensino, porém se configurava como uma escola dita "Para todos", quando tinha na verdade um caráter elitista, e apenas uma parcela poderia ocupar os seus bancos. Logo depois, transformou-se e adotou um modelo inspirado na educação militar, impondo conhecimento, exigindo notas através de provas, disciplinas e trazendo um conhecimento emoldurado por grades. Ou seja, algo inspirado na cultura de punição, ideia abordada pelo filósofo Michel Foucault em sua obra "Vigiar e Punir".

O conceito defendido por Viviane Mosé (que é também psicanalista e especialista em políticas públicas), traz uma escola que aborde uma metodologia mais crítica, que possibilite formar um cidadão que pense, articule e haja. Para isso, é importante que a sociedade passe a discutir e debater esse modelo vigente e busque novos valores para a Educação. A sociedade também deve sugerir políticas públicas que possibilitem de fato a implantação desse novo modelo. É importante também conscientizar pais e alunos de que a Educação do país - assim como o próprio país - só irá pra frente se todos arregaçarem as mangas e fizerem a sua parte. 

O problema da escola pública no Brasil é complexo, pois passa por uma metodologia obsoleta (que não se encaixa mais na ideia de sociedade atual), é de ordem prática - quando analisamos os investimentos em Educação e no subsídio do professor e é de ordem social e ética, pois a escola é composta de pessoas e estas (todas) devem dá a sua contribuição na solução do problema. Se cada um pensar o problema como seu, a escola pública brasileira poderá avançar. E acredite, os frutos serão infindáveis!


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