sexta-feira, 29 de março de 2019

A urbanização da sociedade atual

O conceito de urbanização versa sobre o conjunto de técnicas e obras que darão a uma cidade ou localidade a infraestrutura necessária e adequada, bem como planejamento e organização administrativa para o seu bom funcionamento. Nesse contexto, sabemos que a partir do século XIX com o advento da Revolução Industrial o processo de urbanização se acentuou, pois a massa urbana cresceu impulsionada pela procura de emprego e melhores condições de vida nos grandes centros. Ao passar dos anos, surgiram as metrópoles e com elas alguns problemas tais como os ocasionados pela falta de boa administração pública - dificultando a ocupação ordenada das cidades - e ainda os congestionamentos que ocasionam alguns transtornos aos cidadãos.

A partir dessa perspectiva é importante destacar alguns problemas enfrentados pela Administração Pública os quais comprometem a ocupação urbana ordenada. Aqui podemos citar a falta de Políticas Públicas voltadas à moradias dignas para os cidadãos brasileiros, bem como uma infraestrutura ao redor desses locais. Dessa forma,é notório o processo de desenvolvimento de determinadas regiões com suporte sociais e econômicos em detrimento a outras. Não é incomum, por isso, que algumas aéreas urbanas recebam maior investimento público e privado e ainda diferente especulação imobiliária, evidenciando as disparidades entre as localidades de uma região para outra nos municípios.

Além disso, é válido ressaltar que a falta de ocupação ordenada e planejada nas cidades ocasiona consequências como os congestionamentos, pois as metrópoles oferecem mais serviços e oportunidades e com isso atraem um enorme fluxo de automóveis diariamente. Tal situação se agrava com a ausência possibilidade de postos de trabalhos ao redor das cidades menores, empurrando mais pessoas para os grandes centros, provocando um processo de inchaço da população que frequenta aqueles espaços e esvaziando as localidades menores; este fenômeno é conhecido como migração pendular.

Portanto, a urbanização da sociedade contemporânea é um tema que deve ser analisado com cautela hodiernamente, visto a complexidade que permeia o assunto. Assim sendo, é necessário buscar alternativas para enfrentar os problemas provocados pela falta de planejamento urbano; buscando diversas Políticas Públicas que viabilizem a criação de incentivos fiscais governamentais para incitar a moradia e o comércio e serviços nas cidades circunvinhas às metrópoles, com ações integradas de engenheiros, arquitetos e assistentes sociais implementando áreas mais desenvolvidas nesses locais. Por outro lado, é importante criar - por intermédio dos órgãos estaduais competentes - um programa de tráfego de automóveis e transporte público com menos veículos nas ruas, o qual poderia se chamar "Deixe seu carro em casa". Nesse contexto, além de ser implantados rodízios desses transportes, seria ainda possível políticas de gratificações e descontos em parceria com os comerciantes locais para a população que aderisse a ideia de usar menos veículos. Assim, poderia-se minimizar em grande escala os problemas modernos de urbanização.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics