sábado, 27 de junho de 2015

Coloriu

Desde ontem as redes sociais estão coloridas em homenagem à decisão dos EUA em aprovar a união entre homossexuais no país. 

Isso, é claro, foi motivo de comemoração para uns e repúdio para outros. Na verdade, ambos os grupos têm direito a pensar como queiram. O que não pode é ultrapassar o limite tênue entre vozes diferentes e a falta de respeito com o outro. 

E por falar nisso, eu ouço muita gente dizendo que não tem preconceito com isso ou aquilo, mas as atitudes e palavras dizem totalmente o contrário. Então, pense bem se você é ou não alguém que discrimina o diferente. E enquanto às sus diferenças, ou você é igual a todo mundo?

Bom sábado, leitores!

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Saiba mais sobre a ansiedade

Você é ansioso?  



Atualmente muitas pessoas se intitulam estressadas, ansiosos, mas você sabe o que é a ansiedade? 

Quando a pessoa têm sintomas de ansiedade que não melhora, problemas com o sono, lapsos de memória e concentração, irritabilidade, cansaço constante, dores no corpo, preocupação excessiva e constante com problemas pessoais e familiares vale a pena procurar um profissional e analisar o caso. Ela pode está com sintomas de ansiedade!

Fique ligado no seu comportamento e dos seus amigos e familiares, pois a ansiedade traz problemas conflituosas no convívio social. Essa é uma síndrome e existe um tratamento para tratá-la. Veja mais sobre o tema e saiba qual a diferença entre a ansiedade forte e quando ela pode ser considerada uma doença do sistema límbico. Veja também sobre o tratamento correto para essa doença emocional, que tem diagnóstico clínicos.

O que te deixa ansioso?

Hoje em dia a internet acabou isolando muito as pessoas, e cada dia mais elas acabam por sentirem-se sozinhas. É comum ouvir alguém se queixando da solidão. Essa é também uma porta de entrada para doenças emocionais com a ansiedade.

E você, tem medo da solidão? Por acaso se sente aberto para um relacionamento, acredita que bons relacionamentos amorosos ainda são possíveis? Mas acha que encontrar alguém e se relacionar não está no seu controle? 

Permita que o outro te conheça sem muita pressão. Ao clicar nesse link você terá alguns conselhos de uma psicóloga (Ieda Fagundes, psicóloga clínica) sobre o assunto.

Para melhorar os sintomas da ansiedade é indicado que a pessoa pratique atividades físicas regularmente, realize atividades que dê prazer, yoga, acupuntura, tenha um acompanhamento psicológico e médico. 

Lembre-se, a qualidade de vida do indivíduo é muito importante!

A mídia, o Cristiano e a curiosidade que as notícias ruins causam

A morte do cantor sertanejo Cristiano Araújo deu muito o que falar, e ainda está dando. Foram tantos comentários maldosos sobre a repercussão e tantas análises midiáticas e morais sobre a Globo que nem sei, fora as fotos do rapaz morto que vazou na internet. Pessoal, eu não defendo a Globo, quase nem assisto TV pra falar a verdade. É, parece contraditório uma jornalista não assistir TV, né? Mas é verdade. E isso é coisa que veio depois da formação acadêmica sim. Simplesmente não gosto!


Agora assim, vamos ter um pouco de bom senso. Primeiro, eu já falei que os jovens mortos e suas famílias e fãs merecem respeito. Se você, não o conhecia, ou assim como eu não era fã de suas músicas, tudo bem; mas muitos outros sim. Respeite-os, apenas isso. Nós temos gostos e preferências, qualquer um tem e isso é normal. 


Segundo, a Globo, assim como a Band, o SBT ou qualquer outro veículo de TV ou mídia ´- são empresas - visam lucro, crescimento, audiência. Não pensem que tem uma missão nobre (que até deveriam), e que buscam a verdade acima de tudo. Isso não procede!


E se por acaso você não suporta ficar assistindo uma mesma coisa vários dias a fio, não ligue a TV naquele canal, faça outra coisa. O mesmo direito que você tem de não querer assistir, quem gosta e quer ver aquilo também tem; e digo mais, se gera audiência (pense bem) há quem assista, concorda? A Teoria da Comunicação define e explica bem esse fenômeno, então ele existe, acredite. O que você diria: A TV passa o que o público quer assistir ou o público assiste o que a TV exibe?


Por fim, acabei de ler um texto aqui na net que fala sobre outras mortes de cantores famosos recentemente no Brasil, o texto sugere que o Cristiano Araújo nem tinha tanta fama assim, e que lhe foi dado mais espaço e ênfase. Em minha opinião, isso se deu pelo fato da causa ter sido um acidente e de ele e sua namorada serem tão jovens, pois a morte sempre choca e entristece, porém se relacionados com a juventude das vítimas tende a propagar mais comoção. 


Por isso, prato cheio para gerar audiência, vista a curiosidade instantânea que isso causa. Por fim, você, caro leitor, já percebeu que notícias ruins causam mais interesse e polêmica do que assuntos leves e alegres? Como você explicaria isso?


Uma Boa tarde.

Leia também:

Esteja bem com você mesmo

A nossa sociedade esta doente, diz Augusto Cury

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Muito além do que você vê na TV

O mundo dos jornalistas esconde coisas que a maioria das pessoas nem desconfiam. Recentemente saiu um vídeo de Mariana Godoy reclamando da censura que a Globo impõe aos contratados após sua ida para outra emissora. Outra que andou falando da "libertação" que sofreu quando saiu de lá foi a Ana Paula Padrão, que hoje em dia é empresária e até escreveu um livro "O amor chegou tarde em minha vida", onde relata também fatos e sentimentos desse tempo que decidiu deixar a bancada do Jornal da Globo e alçar novos vôos. 

Lá ela conta inclusive, que suas roupas e cabelos eram ditados pela empresa e que sempre tentou se vestir e portar como um homem, buscando aceitação profissional. Alguém já percebeu o visual dela nos últimos anos?


Ana Paula no tempo em que era apresentadora da Globo.







Visual atual da jornalista.


















Outro fato curioso é que a Globo impede que seus jornalistas se envolvam em trabalhos que usem sua imagem, tipo comercial. Portanto, eles recebem os salários e pronto, não podem fazer um extra. Agora, é bem verdade que dependendo da visibilidade de cada jornalista, se é âncora e é considerado celebridade tipo Willian Bonner, o salário já compensa a falta de ganhos extras. Mas, isso não se aplica aos repórteres não, viu? Que ganham bem menos, e sem as regalias.

Quem foi alvo de comentários na internet esta semana foi Patrícia Poeta, que está na geladeira desde a saída do Jornal Nacional (há 8 meses), quando foi substituída repentinamente (pelo menos para o público). A jornalista, que estreou um comercial da Ypê agora faz parte dos profissionais na pasta do entretenimento da empresa.

Patrícia Poeta volta ao ar no segundo semestre ao lado de Zeca Camargo, Cissa Guimarães, Ana Furtado, André Marques e Tiago Leifert no programa "É de Casa", que vai ao ar nas manhãs de sábado, com direção de Boninho.

Agora exibindo cabelos mais longos e claros a moça embolsou 1,5 milhões de reais para participar do comercial da marca de produtos de limpeza.



quarta-feira, 24 de junho de 2015

Escrevendo uma nova vida

Um senhor escreve cartas anônimas com mensagens positivas (aleatoriamente) para pessoas que encontra na lista telefônica. Uma dessas pessoas é uma adolescente, que passa por vários problemas com os pais e na escola. Um belo dia ela consegue descobrir quem escreve as cartas para ela. Daí surge uma linda história de amizade e crescimento humano.

Emocionante e espetacular!

Esse é o enredo do filme "Escrevendo uma nova vida", que vale muito a pena assistir.

Clique aqui e veja o filme completo.

Um pouco mais de solidariedade, por favor!

Até onde vai o desrespeito humano? 

Não quero entrar no mérito sobre a morte do cantor sertanejo Cristiano Araújo e sua namorada Alana Moraes, na madrugada de hoje (24), em Goiás. E sim sobre o clamor público que uma tragédia causa nas pessoas.


Seja famoso ou não, quando ocorre um acidente e ceifa a vida de alguém tão jovem, esse evento inesperado consome as pessoas próximas e emociona até que nem tinha alguma relação com a vítima. 

Claro, que se a pessoa é conhecida e reconhecida pelo Brasil inteiro, essas proporções se tornam gigantescas. A mídia explora ao máximo o assunto, as pessoas passam a ter maior curiosidade sobre a carreira e algumas passam a seguir os fatos dia a dia, tomadas por aquele sentimento todo. Isso só a Psicologia é capaz de explicar!o

O que desejo comentar é apenas e simplesmente a crueldade que alguns expressam nesses momentos. E não falo de pessoas ditas más, diferente de mim e de você - às vezes alguém que julgamos até sensato - sai com comentários maldosos do tipo "Se fosse um negro não estariam comentando tanto". Tornando banal o que não é: a vida.

Ainda me choca bastante constatar o quão cruéis podemos ser; pois não importa a visibilidade que a morte de alguém terá; seres humanos são todos importantes, se não para mim ou você, fique certo que para alguém será. São vidas, sonhos que não se perpetuarão. Certamente existem muitas pessoas emocionalmente abaladas pela morte dos seus hoje, poderia ser por mim ou por você. 

Portanto, antes de falar bobagens, pense bem e tenha um pouco de compaixão pelo próximo. É o mínimo que podemos fazer! 



Leia também:

Maus Costumes

Esteja bem com você mesmo

Sobre as palavras e seus significados

Incrível o poder das palavras! Um texto escrito cria muitos cenários em cada cabeça que imagina aquelas linhas; em quem escreve e em quem ler. Já pensou sobre isso?
Já vi um texto só criar tantas interpretações diversas, coisas surreais até. Já vi um texto ser escrito com um intuito e ser usado em outro. Pense comigo, você lê aquele texto pra alguém especial e ela simplesmente não entende nada do que você quis lhe dizer; ou usa aquilo dentro de outra realidade, da sua realidade particular. Deixa o seu eu poético no vácuo; não se preocupa em entender a sua intenção com o escrito. É quase um egoísmo literário praticado!

Às vezes, aquelas palavras nos dizem tanto, e não fazem o menor sentido para outra pessoa. Isso acontece muito com os textos poéticos. Um emaranhados de letras, que para um admirador, um enamorado, um sonhador resume o sentimento que está em seu coração naquele exato momento. Ele leu e entendeu tudo; aquilo fez total sentido dentro de si.

Porém, que não passa de complicação rimada pra você, quem sabe!?

Vamos fazer um teste rápido, meu caro leitor!

O que esse texto a seguir te diz?

"O amor é como uma corruíra no jardim — de repente ela canta e muda toda a paisagem." Dalton Trevisan




terça-feira, 23 de junho de 2015

Da vida de todos nós

A internet pode ser fonte de inspiração para muitas coisas, uma delas para escrever textos. O material é vasto e a atualização acelerada. Por isso, resolvi buscar nela assuntos e refletir sobre algum ou alguns aspectos. 

O tema que me chamou atenção nesta terça-feira (23), véspera de São João, foi a morte do empresário Olacyr de Moraes. 

"O empresário Olacyr de Moraes morreu aos 84 anos na madrugada desta terça-feira (16) em São Paulo. Segundo o site do empresário, ele lutava contra um câncer de pâncreas descoberto no início de 2014." 


Para quem não o conheceu ou a sua fama, ele ficou conhecido como 'O Rei da Soja' após se tornou o maior produtor mundial do grão no mundo. "Durante sua carreira teve mais de 40 empresas nos setores de construção civil, agrícola e exploração de minérios", diz o site do empresário. Atualmente, ele era dono de importantes jazidas de minérios raros na Bahia, Piauí e São Paulo.

Segundo informações (da internet) o mesmo sempre foi dado à festas, mulheres jovens e bonitas, e terminou seus dias com poucas pessoas por perto. 

Isso chamou-me atenção. Um homem rico, famoso e sempre rodeado de tantas pessoas, "amigos", perceber ao final da vida que está só. Quando fazemos uma busca no google encontramos inúmeras matérias sobre seus feitos empresariais, sua riqueza e o fato peculiar de sempre está acompanhado de mulheres bem mais jovens e bonitas. Pelo que sei tinha um filho, mas sobre sua vida familiar pouco se encontra de informação.

Talvez alguns poucos (mais chegados) estiveram com ele na luta contra a doença e em seus últimos anos. O interessante é saber que rico ou pobre as pessoas têm vidas com características parecidas; alegria, momentos de glórias, tristeza, solidão e abandono. No fundo somos todos iguais, feitos da mesma essência.

Às vezes pensamos que jamais ficaremos sozinhos, pois temos irmãos, pais, filhos, amigos, mas no fim, eles podem nem estar ali, por um motivo ou outro, Será nós e Deus. Portanto, apreciemos as pessoas, a vida; sem esquecer Dele (Deus) e do fato de não termos certeza sobre quem realmente estará ao nosso lado quando realmente precisarmos.

sábado, 20 de junho de 2015

Maus costumes

Não tem coisa mais interessante e enriquecedora do que observar as pessoas. Hoje, ao observar crianças pude perceber o quanto elas, mesmo tão jovens, já apresentam características adultas. Numa simples brincadeira de bola entre dois meninos, há sempre aquela competição, onde um que dominar o outro. Um desejando demonstrar um maior talento pra coisa, onde será que esses meninos aprenderam isso? 

Uma criança com apenas 4 anos que para conseguir satisfazer um desejo bajula alguém ou declara amor e amizade a um adulto... E se não satisfeita sua vontade, muda seu tom e comportamento imediatamente. É triste como nós adultos influenciamos negativamente às crianças ao nosso redor. Porque acho pouco provável que os bebês nasçam com esses comportamentos distorcidos.

Então, como será possível um mundo melhor no futuro se ensinamos coisas ruins aos pequenos?

Sobre as intolerâncias religiosas e a resposta de Boechat

Esta semana uma menina (Kailane Campos) foi vítima de preoconceito contra sua religião no Rio. Em seguida, o arcebispo do Rio de Janeiro (Dom Orani), a convidou para um café da manhã, para uma conversa sobre o ocorrido. Louvável essa atitude! Uma ação de cordialidade que condiz com os ensinamentos cristãos.


Foto: Matheus Rodrigues.

Dias depois estava o pastor Silas Malafaia alfinetando o jornalista Ricardo Boechat no twitter. Boechat, que não têm papas na língua, respondeu incisivamente às críticas de pastor. Malafaia, que na minha opinião, é um charlatão fanático e intolerante mereceu o desabafo de Ricardo Boechat.





Vale muito a pena ouvir. 

Acho que tá na hora das pessoas começarem a pregar o amor e a tolerância em suas religiões, o Brasil já têm muitos problemas para resolver.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Esteja bem com você mesmo


Essa imagem me chamou atenção numa rede social hoje. Quem nunca pensou nesse dilema por alguns instantes, que se pronuncie. No mundo fútil em que vivemos, às vezes tentamos agradar tantos os outros que esquecemos de agradar a nós mesmos.

A todo tempo alguém (nem sempre bem-vindo) nos interpela, nos confronta, nos julga. Sobre os mais variados aspectos: aparência, escolhas, profissão, relacionamento. Em alguns momentos são tantas e tão divergentes as vozes, que nos atormentam com suas palavras ferozes, que ficamos ofendidos e até acuados sem saber qual caminho seguir; muitas vezes não temos chance nem dizer o que pensamos ou sentimos, o outro acredita nos conhecer sem nos dar a oportunidade de dizer se queremos ou não abrir nossa intimidade ao julgamento. Como se sua perspectiva de vida e de pensamento valesse de tal forma que fosse preponderante em nossas vidas.

Imagino que elas jamais o perguntarão a sua opinião sobre elas ou sobre isso ou aquilo, por isso, seja quem você quiser. Faça o que te fizer feliz, acredite na força das suas escolhas se isso não ofender ninguém. Seja você mesmo, e que a sua satisfação e bem estar seja o suficiente. Quanto aos outros, deixe-os pra lá!





quinta-feira, 18 de junho de 2015

Por que as dores aumentam à noite?

Alguém já percebeu que quando estamos doente, parece que a dor aumenta à noite quando vamos dormir? Pois é, muito se diz sobre isso. Dizem que a dor de dente também se comporta dessa forma, e à noite parece perturbar mais. 




O fato é que segundo o dentista Dr. Alexandre Morita (CROSP 70.644) é cirurgião dentista cirurgião dentista afirmou que dor se torna um pouco mais intensa à noite, pois quando deitamos para dormir, o fluxo sanguíneo na região da cabeça aumenta, o que pode provocar um pequeno aumento da pressão e, consequentemente, da dor. 

Conclui-se que o grau de intensidade da dor não está relacionado ao anoitecer, e sim ao fato de deitarmos para dormir.

Uma explicação científica para o que costumamos explicar empiricamente.

domingo, 14 de junho de 2015

O tempo nunca morre, o ciclo nunca termina

O carrossel nunca para de girar! Se não para você, para os outros. Quero usar essa metáfora para falar do tempo; passado, transcorrido, do presente e do futuro. Como lidamos com esse fator tão extremamente especial e, ao mesmo tempo, limitado que é o tempo.
Muitas pessoas amam o tempo, outros não suportam. Alguns os tratam como elemento tão especial que sugam o máximo possível vivendo cada instante como se nada mais importasse. Essas pessoas praticam a filosofia do “Carpen diem”, aproveite o dia.
Por outro lado, vejo tanta gente nos dias de hoje que usam o seu tempo apenas para produzir, ganhar dinheiro, trabalhar, pagar as contas. São os “Workaholics”! Esquecem as pessoas e os sentimentos; pulam datas e as menosprezam. Esquecem o valor do próprio tempo e simplesmente ignoram a sua efemeridade. Provavelmente se arrependerão mais na frente. Provavelmente será tarde demais...
Há quem não viva o presente, nem gaste suas forças empenhado no futuro; quem tem um pé fincado no passado porque se acha perdido num tempo que se foi. Parece que tudo que ficou para traz tem aura celestial, revestimento dourado, cor de sonho bom, e gosto de magia. São pessoas que têm nostalgia pelo o que viveram e que são tocadas por um perfume que lembra alguém, por um lugar que sugere um fato vivido, que para no tempo quando assiste um espetáculo circense, que fez parte de sua adolescência e relembra uma época que nunca mais voltará. O filminho passa pela cabeça...
Sabe aquele romance antigo tipo “As Pontes de Madison”? Coisa que não se faz mais hoje – amor que arde e permanece- marca. Pois é, o tempo para só porque alguém te relembra com uma simples mensagem de aniversário inesperada, que o carrossel nunca deixa de girar. Se parou para você, não parou para todo mundo. De um jeito ou de outro a vida segue!
Mesmo que na vida a realidade não seja tão boa, nem tão doce. Mesmo sem a sua permissão, o ciclo continua. E que aquele cheiro exalado e aquele sabor sentido não pareça tão perfumado e amargo, quando tudo que se queria era que o presente e o futuro tivesse o sabor de mel do passado que se foi. Porém, o carrossel continua girando, ele não para nunca. A vida segue. É, ela segue.



domingo, 7 de junho de 2015

Mulher tem ápice aos 30 anos

Coisa difícil hoje em dia é ouvir alguém dizer que a mulher alcança seu ápice aos 30 anos de idade. Infelizmente as opiniões e comentários tendem a depreciar nós mulheres principalmente quando se fala em tempo. Ainda existe tabus a serem quebrados! Mas, encontrei essa notícia que diz o contrário, fiquei tão surpresa que resolvi publicar aqui no blog.

A matéria começa dizendo que "A mulher chega ao ápice da beleza e da maturidade aos 30 anos". Depois dá dicas de como cuidar bem da saúde e da beleza.

As dicas são: Beba bastante água, cuide da pele, pratique exercícios, evite álcool e drogas, priorize o sono, procure um dermatologista, medite e vá ao ginecologista.

As dicas são boas e já bem conhecidas em qualquer idade; o extraordinário aqui fica por conta da exaltação da beleza da mulher aos 30. 

"A mulher de 30 é morena. Quando resolve fazer a besteira de tingir os cabelos de amarelo-hebe passa, automaticamente, a ter 40. E o que mais encanta nas de 30 é que parece que nunca vão perder aquele jeitinho que trouxeram dos 20. Mas, para isso, como elas se preocupam com a barriguinha! ". Mário Prata

Mariana Godoi revela censura na Globo



A jornalista Mariana Godoi falou numa entrevista sobre a saída da Globo, sua nova fase na Rede TV e sobre as dificuldades enfrentadas pelos jornalistas contratados da empresa. 

Com muita humildade Mariana fala sobre jornalismo de uma forma leve e faz revelações (que diga-se de passagem não foi surpresa pra muita gente), revelando a falta de liberdade que existe na Globo.

Na entrevista a jornalista ainda fala sobre censura e sobre a imagem que a ex-empresa faz sobre a presidente Dilma Rousself.

Algo que chamou atenção foi o fato de Mariana, assim como Ana Paula Padrão, demonstrar o não arrependimento em sair da Globo, mesmo sendo o maior veículo de comunicação do Brasil. As duas afirmaram estarem mais felizes após a saída.