quinta-feira, 18 de maio de 2017

A violência urbana no Brasil

O aumento no número de crimes violentos no Brasil foi constatado a partir de levantamento feito pelo "GLOBO" nas dez edições do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O que nos leva a questionar as verdadeiras causas dessa violência nos dias de hoje. Para o filósofo Thomas Hobbes o homem era um ser mal por natureza, e o que o trazia para este patamar fazia referência à fatores coma obtenção do lucro, a desconfiança, a competição.

Somos um país que - apesar de não estarmos em guerra civil declarada - mata mais que a Síria que vive há 5 anos um grave conflito civil. Recentemente a capital do estado do RN - Natal - foi elencada como a 10ª cidade mais violenta do mundo. Tudo isso somados aos crescentes índices de violências contra grupos isolados como os crimes homofóbicos e contra mulheres. Exemplos dessa violência tornam-se públicos diariamente nas redes sociais, como o caso da travesti Dandara dos Santos, espancada até a morte, em Fortaleza, este ano.

Há quem defenda que a criminalidade está muito relacionada a guetos, comunidades menos favorecidas ou pessoas em situações de risco. Esse contexto vem atrelado à falta de educação de qualidade, oportunidades e situações de saúde e moradias adequadas para a população; mas será que o homem é produto do meio como disse o filósofo suíço Jean Jacques- Rosseau? É importante salientar também neste panorama social, que existem pessoas pobres que jamais tiveram nenhuma ligação com a violência  ou com crimes, independente do lugar onde moram.

Assim, é necessário pensar o problema da violência brasileira de maneira interligada, de forma que o governo, a escola e a sociedade possam agir juntos. É possível também buscar amparo no sistema jurídico, que necessita de uma agilidade maior, como também de simplificação nos seus ritos. Algo muito importante que deve ser lembrado é o aspecto legislativo e burocrático da contextualização desse problema, pois apesar de nossas leis estarem sendo criadas e revogadas a todo tempo, em muitos casos os infratores são beneficiados por brechas e até mesmo por artimanhas políticas - o que é o caso de pessoas influentes-  que estão ligadas aos tráfico, à corrupção e ao processo de violência social e econômico - mazela que assola a sociedade brasileira há bastante tempo. Dessa forma, vislumbramos que a violência no Brasil é uma problemática muito mais abrangente  e complexa do que podemos cogitar, e para que tenhamos perspectivas de avanços, o esforço deve ser também de todos os envolvidos. Ninguém está livre de ser alvo de algum tipo de violência neste país!




Nenhum comentário:

Postar um comentário