sexta-feira, 15 de maio de 2015

Família é um grupo de pessoas que vive em consonância com a palavra de Jesus, o resto beira a hipocrisia, diz Fábio de Melo

Hoje (15) se comemora o Dia Internacional da Família. Bem, são muitas vivências e sentimentos que cada um tem em si quando mencionamos esse tema. Alguns têm experiências belíssimas, de amor, amizade, respeito e companheirismo; outros carregam mágoas, situações ruins, desentendimentos e diferenças; até tragédias. É difícil mensurar o peso psicológico e moral que a família pode gerar em alguém. Até porque existem variáveis formas de se conceituar família.

Há quem acredite que família é determinada por laço sanguíneo, quem prefira compreender a partir de laços de afinidade e até de afeto e amizade. Enfim, são muitas as perspectiva! As experiência positivas nos remetem a um vínculo bem especial e acolhedor, como se em qualquer situação ali houvesse amparo. Já as negativas podem gerar danos pro resto da vida.

Para refletir sobre o tema busquei embasamento em alguém que julgo ter autoridade para falar. Assisti duas palestras do Pe. Fábio de Melo, que além de ser alguém comprometido com a fé cristã e os preceitos do amor, sempre dialoga com muita pertinência e sabedoria sobre os temas aos quais se propõe.

Numa delas ele afirma: "A família é o lugar onde crescemos no amor, o resto é invenção nossa." E continua, "A família começa a existir no momento em que vocês se amam, se respeitam, estabelecem vínculos. Não Basta ser parente!", completou.

Certa vez ouvi alguém mencionar a diferença entre "casa" e "lar", e vejo uma relação desse conceito com o significado de família, já que um lar - muito mais que uma casa- lá dentro de sim existe amor.

Portanto, nesse dia simbólico é bom repensarmos o conceito e significado de família pra cada um de nós. Se realmente quem se diz pertencente à nossa família é de fato presente, se esforça-se em compreender nossas angústias, em aconselhar e ser um amparo para nós em qualquer momento; ou se apenas se diz ou intitula assim por ter simplesmente um laço sanguíneo conosco, sendo alguém totalmente alheio ao nosso cotidiano pessoal e emocional. 

"Maternidade e paternidade não é apenas um exercício biológico ou uma função social, é sobretudo, constituir significado." (Fábio de Melo)

Reflitamos!

Para quem se interessou nas palestras mencionadas:




Leia também outros artigos do blog:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics