domingo, 12 de julho de 2015

De uma noite para se contar e recontar

Na última sexta-feira (10) tive a grata experiência de presenciar a culminância do trabalho de pesquisa de mestrado da professora Clegiane Santos. Neste dia, ocorreu o lançamento do livro de mini contos "Conto em segundos", elaborado por Clegiane e com a produção textual da turma de alunos do 9º ano da Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros (conhecido com Ginásio), de Acari. 

O evento foi todo emoção, desde o olhar azul de Clegiane aos aplausos dos convidados, do orgulho de cada pai (que ali estava) até a alegria e satisfação dos estudantes -- que sentados naquelas cadeiras mal podiam entender na ânsia de suas juventudes, a importância daquele episódio estudantil.




A persistência e inovação dessa professora acariense é simplesmente digna de todos os aplausos, justamente num momento que a sociedade brasileira vivencia conflitos tão marcantes; quando a própria educação pública é sempre alvo de tanta desconfiança e exemplos desastrosos, o projeto de escrever um livro a partir da experiência de sala de aula com certeza deve ter emanado enorme esforço de todos os envolvidos.

Quando Clegiane foi à minha residência contar-me essa sua história, eu conheci o gênero literário sobre o qual ela falava, realmente entendi a beleza desse texto, entendi também que quando um professor ama a sua profissão e deseja influenciar positivamente a vida de seus alunos, não existem barreiras; existe vontade de fazer o melhor.

Por isso, deixo aqui os meus sinceros parabéns à essa grande professora, que infelizmente não pude conviver em tempos de escola. E apesar disso, numa noite apenas me ensinou o valor que um professor comprometido pode ter na vida de uma pessoa. É alguém que ficará marcado no inconsciente e no caráter desses cidadãos, e que de fato é responsável pelo bem que esses adultos farão à sociedade. A semente foi plantada!

Eu vi no olhar e senti no carinho daqueles jovens um amor e uma gratidão tremenda, reflexo do esforço que recebem dia a dia. Portanto, agradeço pelo convite para participar daquela noite poética! O que eu aprendi naquele pátio na noite de sexta, infelizmente não se ensina nas nossas Universidades. Quando um professor é mestre não apenas na arte de ensinar, e sim na arte de se doar à Educação, os frutos são infindáveis. 

À Clegiane Santos e aos seus queridos alunos, que com tanto amor escreveram um livro e uma linda história na educação de Acari, o reconhecimento pelo feito



Mini contos

Esse gênero literário é extremamente contemporâneo no Brasil. Ele pode ser escrito com 1 ou até 3000 palavras e visa provocar efeitos artísticos com a utilização de poucas palavras. Um expoente desse gênero literário no Brasil é o escritor Dalton Trevisan, curitibano e famoso pelos seus contos, ganhou o prêmio "Camões" em 2012 e  também o prêmio "Machado de Assis", conferido pela Academia Brasileira de Letras no mesmo ano.

Veja o trabalho de Marcelo Spalding sobre mini contos.

Leia mini contos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics