domingo, 18 de outubro de 2015

Entre a vida real e a virtual

Esses dias um vídeo compartilhado no facebook me botou a pensar... O título "A geração Selfie"!

Imediatamente a vontade de dá o clique e saber o que dizia aquele vídeo me tomou. Ora, essas discussões sobre internet, comportamento e atualidade sempre me chamam com uma grande curiosidade.

O vídeo é este aqui, e resumindo são comentários de um comediante e apresentador de televisão americana, comentando fotos de determinadas situações (algumas bem únicas na vida) e chamando a atenção do telespectador para o hábito que passamos a ter de fotografar as situações ao invés de vivenciá-las.

Ele pergunta; "Não podem guardar o celular e prestar atenção no momento que estão vivendo"?

Essa foi a pergunta que eu me fiz e que faço agora a você que lê este texto. "Será que nós estamos vivendo a vida real ou a vida virtual"?

Passei por essa situação há bem pouco tempo, quando fui ao show do A-ha. Eu, que vivo a assisti-los no youtube (e sonhando com o momento de vê-los ao vivo), me peguei num impasse: olho, fotografo, filmo... A minha angústia era vê-los com meus próprios olhos, filmar e fotografar pra guardar o momento... Eu não sabia o que fazer, e acho que é esse o dilema que sentimos de uns tempos pra cá, quando tudo que fazemos desejamos registrar e reproduzir imediatamente nas redes sociais digitais. 

Nós não sabemos em qual mundo vivemos, e qual o que mais importa. É estar ali, com aquelas pessoas, sentindo aquela emoção; ou é fazer as outras pessoas - que não estão presentes- saberem e participarem daquele momento?

Essa questão me vem ao pensamento constantemente, e acredito que vale a pena tirar aluns minutinhos para repensar sobre a vida que estamos levando. Qual é a realidade que nos faz felizes de fato, a real ou a virtual? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics