quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Por que odiamos tanto?

Segundo o estudioso Leandro Karnal o que une as pessoas não é o amor por algo e sim o ódio em comum. Para ele, esta a maneira mais fácil de juntar pessoas por um objetivo real querendo o mesmo fim.

Já para o pensador contemporâneo Luiz Felipe Pondé o núcleo familiar é um ambiente mais dominado pelo ódio, diferente do que esperamos ou pregamos. Segundo o mesmo, apesar de a maioria exaltar a família como algo imprescindível para a vida em paz, é um dos ambientes mais conflituosos para o homem.

Tomando por base o pensamento desses dois intelectuais contemporâneos podemos então refletir sobre a sociedade que estamos inseridos atualmente. Você já percebeu como o ódio está presente em nossa sociedade atualmente?

Sobre a questão de intolerância relacionada à violência

Segundo Luiz Pondé ,ainda, os jovens brasileiros nos últimos anos (mais precisamente após o 11 de setembro), tem demonstrado uma maior atração com relação ao Islamismo. Uma, religião que temos como muito ligada à intolerância religiosa. Para ele o jovem é alguém que necessita de um valor de pertença e que o faça reconhecer inserido naquele determinado grupo; o jovem gosta de ser valorizado.

Pondé ainda explicita que normalmente existem dois grupos: os que têm medo do Islamismo por associarem aos homens bombas, ao terrorismo e os que acreditam que o terrorismo islâmico foi criação americana. Segundo o mesmo nenhum e nem outro! A generalizações não permitem enquadrar todos num mesmo lugar.

O interessante é pensar que as pessoas, apesar de terem traços muito parecidos, não podem dizer de fato quem é ou quem não é determinada coisa. Por exemplo: dentre inúmeros indivíduos estarem ligados à religião islâmica, isso não indicará de fato que estes serão perigosos ou violentos.

Para uma realidade promíscua e de convivência contínua, as relações tornam-se muito complexas e emaranhadas. Num certo momento haverá desentendimentos, divergências e o ódio, o lado sombrio do ser humano com certeza tende a aparecer, ressalta Pondé.

Infelizmente é perceptível esse caráter mais voltado ao ódio ultimamente na sociedade, é fato.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics