A morte do cantor sertanejo Cristiano Araújo deu muito o que falar, e ainda está dando. Foram tantos comentários maldosos sobre a repercussão e tantas análises midiáticas e morais sobre a Globo que nem sei, fora as fotos do rapaz morto que vazou na internet. Pessoal, eu não defendo a Globo, quase nem assisto TV pra falar a verdade. É, parece contraditório uma jornalista não assistir TV, né? Mas é verdade. E isso é coisa que veio depois da formação acadêmica sim. Simplesmente não gosto!
Agora assim, vamos ter um pouco de bom senso. Primeiro, eu já falei que os jovens mortos e suas famílias e fãs merecem respeito. Se você, não o conhecia, ou assim como eu não era fã de suas músicas, tudo bem; mas muitos outros sim. Respeite-os, apenas isso. Nós temos gostos e preferências, qualquer um tem e isso é normal.
Segundo, a Globo, assim como a Band, o SBT ou qualquer outro veículo de TV ou mídia ´- são empresas - visam lucro, crescimento, audiência. Não pensem que tem uma missão nobre (que até deveriam), e que buscam a verdade acima de tudo. Isso não procede!
E se por acaso você não suporta ficar assistindo uma mesma coisa vários dias a fio, não ligue a TV naquele canal, faça outra coisa. O mesmo direito que você tem de não querer assistir, quem gosta e quer ver aquilo também tem; e digo mais, se gera audiência (pense bem) há quem assista, concorda? A Teoria da Comunicação define e explica bem esse fenômeno, então ele existe, acredite. O que você diria: A TV passa o que o público quer assistir ou o público assiste o que a TV exibe?
Por fim, acabei de ler um texto aqui na net que fala sobre outras mortes de cantores famosos recentemente no Brasil, o texto sugere que o Cristiano Araújo nem tinha tanta fama assim, e que lhe foi dado mais espaço e ênfase. Em minha opinião, isso se deu pelo fato da causa ter sido um acidente e de ele e sua namorada serem tão jovens, pois a morte sempre choca e entristece, porém se relacionados com a juventude das vítimas tende a propagar mais comoção.
Por isso, prato cheio para gerar audiência, vista a curiosidade instantânea que isso causa. Por fim, você, caro leitor, já percebeu que notícias ruins causam mais interesse e polêmica do que assuntos leves e alegres? Como você explicaria isso?
Uma Boa tarde.
Leia também:
Esteja bem com você mesmo
A nossa sociedade esta doente, diz Augusto Cury
Nenhum comentário:
Postar um comentário