No próxima dia 27 estará em Natal, na UFRN, o professor e teólogo brasileiro Leonardo Boff. Na ocasião ele ministrará a palestra intitulada " Ecologia: o papel da Universidade no mundo contemporâneo, alusiva a aula inaugural do semestre letivo 2014.2, da UFRN.
A "Aula Magna" proferida por Leonardo terá início às 9h e será no auditório Prof. Otto de Brito Guerra, no Campus Universitário de Natal.
Leonardo Boff, nasceu em Concórdia (SC), no dia 14 de dezembro de 1938, um teólogo brasileiro, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil. Foi membro dos Franciscanos. Ficou conhecido pela sua história de defesa das causas sociais. Atualmente dedica-se sobretudo às questões ambientais.
Seus conceitos teológicos sobre a doutrina Católica com respeito à hierarquia da Igreja, expressos no livro Igreja, Carisma e Poder, renderam-lhe um processo junto à Congregação para doutrina da Fé, então dirigida por Joseph Ratzinger, depois Papa Bento XVI. O documento final desse processo foi assinado pelo próprio cardeal Ratzinger e conclui que "as opções aqui analisadas de Frei Leonardo Boff são de tal natureza que põem em perigo a sã doutrina da fé, que esta mesma Congregação tem o dever de promover e tutelar" . Em 1985, foi condenado a um ano de "silêncio obsequioso", perdendo sua cátedra e suas funções editoriais na Igreja Católica. Em 1986, recuperou algumas funções, mas sempre sob observação de seus superiores. Em 1992, ante novo risco de punição, desligou-se da Ordem Franciscana e pediu dispensa do sacerdócio.

Nenhum comentário:
Postar um comentário