quarta-feira, 8 de abril de 2015

Sobre o dia do Jornalista

Ontem (7) foi comemorado o dia do Jornalista. E vi muitos posts nas redes sociais dos colegas de profissão, que declararam o seu amor à profissão, sem esquecer de reclamar dos problemas,  que a profissão enfrenta principalmente no RN.

Não conheço um único colega que detesta o jornalismo e também não conheço um único que seja satisfeito com o salário que ganha. É um realidade bem triste, pois temos o menor piso da classe no Brasil (R$ 1.200,00), um valor que outros profissionais recebem sem mesmo ter um nível superior.

Outros problemas que dificultam bastante a valorização do profissional de comunicação é falta de regulamentação, onde muitas pessoas desempenham funções para as quais não estudaram para exercer, ocupando o lugar que profissional formado em Universidade poderia estar.

Vejo que a popularização do uso internet criou um agravante nesse contexto,
já complicado, que a atividade jornalística enfrenta atualmente - com um tablet, celular, notebook, câmera em mãos qualquer pessoa "dá uma de repórter", e sem nenhum preparado, produz notícia sem saber nem o que é uma! É um verdadeiro "show de horrores", quando não se respeita código de ética algum ou fonte, imagina a dignidade da pessoa humana!

É difícil controlar tudo isso, visto que hoje a internet é um meio muito rápido e está disseminado por todo o Brasil. E na verdade, isso é bom, apenas a população ainda não tem educação e senso crítico apurado para separar o joio do trigo. Daí, tudo vira notícia - até a vida particular das pessoas, expostas sem limites.

O dia do Jornalista foi ontem. Mas vale a pena refletir sobre o exercício dessa profissão todos os dias! A sua remuneração e o papel de cada um de nós para a produção e divulgação de material nos meios de comunicação. Todas as profissões tem o seu conhecimento específico e o jornalismo também tem. Não pense que fazendo um vídeo ou dando a sua opinião em um blog ou página da rede social você estará "sendo um jornalista", pois em quase 5 anos na Academia nós temos a oportunidade de conhecer muito mais que isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics